O que é um Plano de negócios?

O plano de negócios é uma ferramenta de gestão que apoia o planeamento e estruturação de uma nova ideia de negócio, ou a intenção de um novo investimento com vista à expansão ou inovação de uma empresa já estabelecida.
Embora a elaboração de um Plano de negócios pareça um procedimento desnecessário à maioria dos empreendedores, pelo facto de já “estar tudo na sua cabeça”, a verdade é que colocar a ideia ou a estratégia da empresa no papel, é meio caminho andado para a concretizar com sucesso.
Além disso, ter um plano de negócios antecipa problemas, permitindo mitigar obstáculos antes mesmo deles surgirem, ao mesmo tempo que visualiza e testa cenários futuros.

Quais os passos para elaborar um Plano de negócios?

O plano de negócios não é documento estanque. Consoante a maturidade da ideia ou do negócio e da atividade em que se insere, o plano pode e deve ter configurações diferentes.
Porém, existem alguns pontos que devem sempre ser tidos em conta, como a análise do mercado de inserção (localização, dimensão do mercado, tipologia de clientes, fornecedores, potenciais parceiros, concorrentes, etc.), perspetivas económicas, sociais, ambientais e políticas que podem afetar o negócio, assim como as principais tendências futuras; a definição da estratégia de atuação, onde devem existir respostas quanto aos recursos e equipa necessária para levar a cabo a ideia, quais os produtos e serviços que constituem a oferta e sua proposta de valor, quem é o target, quais os canais de venda para chegar a ele, e qual a melhor forma de comunicar.

O plano de negócios culmina com a elaboração de um estudo de viabilidade económico-financeiro (evef). O evef compara os retornos que podem ser obtidos, com os investimentos realizados, dando resposta à questão tantas vezes colocada pelo empreendedor a si próprio: Será que vale mesmo a pena investir? Será que vou ter retorno? 

Não existe uma única forma de realizar um evef, existindo, no entanto, alguns pontos comuns que não podem deixar de ser avaliados:

. Capital necessário para começar o projeto

. Definição sobre em que atividades esse capital será investido

. Necessidades de caixa que o projeto precisará quando estiver a funcionar

. Despesas e receitas esperadas a curto, médio e longo prazo

. Rendimento do capital investido e período de recuperação do investimento

. Estimativa de lucro após superar os custos

. Análise de diferentes cenários

Por fim importa alertar que o plano de negócio deve ser uma ferramenta sempre em evolução, de forma a manter a competitividade da empresa/negócio.
O evef é ainda um documento necessário para obter financiamento junto de Instituições de crédito, ou de Fundos comunitários.

Caso pretenda elaborar o seu, não hesite em entrar em contacto connosco.