Cinco milhões de euros de Fundos Europeus serão destinados a impulsionar a inovação e promover a modernização de micro e pequenas empresas

Já se encontra disponível o  AVISO  para as candidaturas ao Programa Regional Algarve 2030 para micro e pequenas empresas. 

Este programa de financiamento, destina-se a investimentos que visam a diversificação económica, inovação e modernização de micro e pequenas empresas. 

São suscetíveis a apoio as operações que promovam a diversificação da base produtiva regional, relacionadas com a criação, expansão ou modernização das empresas. Ou seja, operações que contribuam para o desenvolvimento de atividades do setor da indústria, ou para a dinamização dos domínios da estratégia regional (Economia do Mar, Recursos Endógenos Terrestres, Digitalização e TIC, e Sustentabilidade ambiental). 

As atividades integradas no setor de turismo não estão incluídas neste aviso.

Este Sistema de Incentivos de Base Territorial permite enquadrar investimentos como como aquisição de máquinas e equipamento, obras de remodelação e outras construções, desde que devidamente justificados pelo objetivo da operação, consultoria, entre outros. Com uma dotação de fundos europeus de Cinco Milhões de Euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a taxa máxima de financiamento é de 60% das despesas elegíveis.

As candidaturas para o Programa Regional Algarve 2030 tiveram início no dia  29 de Dezembro de 2023, com a avaliação e tomada de decisão nas seguintes fases: 

Fase 1 – Até 29-02-2024 (às 18h)

Fase 2 – Até 31-07-2024 (às 18h)

Fase 3 – Até 16-12-2024 (às 18h)