Empresas portuguesas demonstram diferenças significativas na implementação dos ODS

Os dados do segundo Relatório Anual do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas empresas portuguesas foram tornados públicos, oferecendo uma visão crítica sobre a implementação dos 17 ODS da Agenda 2030. Este é um relatório da iniciativa do Center for Responsible Business & Leadership (CRB) da Católica-Lisbon.

O estudo, baseado numa análise de 169 empresas, sendo 108 PME e 61 Grandes Empresas, revela diferenças marcantes na abordagem à sustentabilidade e aos ODS. Constatou-se que 78,7% das Grandes Empresas afirmam deter conhecimento e estar em processo de operacionalização em relação aos ODS. Por outro lado, apenas 25,0% das PME afirmaram ter a mesma capacidade, apontando a falta de conhecimento sobre como operacionalizar e sobre os ODS, como um dos principais obstáculos na sua adoção.

A análise do relatório mostra ainda um progresso positivo no conhecimento das PME sobre os ODS e os seus 169 targets da Agenda 2030, com um aumento para 42,6% e 16,7%, respetivamente, em comparação ao ano anterior. Isso levou a uma maior consciencialização sobre a necessidade de incorporar os ODS nas estratégias das empresas, com índices de 68,6% para as PME e 86,9% para as Grandes Empresas.

Os ODS destacados como mais importantes tanto pelas Grandes Empresas quanto pelas PME incluem a igualdade de género (ODS 5), energias renováveis e acessíveis (ODS 7), trabalho digno e crescimento económico (ODS 8), indústria, inovação e infraestruturas (ODS 9), e produção e consumos sustentáveis (ODS 12). 

Para mais informações consulte aqui.