Julho 1, 2024
O Turismo de Portugal, em parceria com 12 entidades bancárias a atuar no nosso país, formalizou um protocolo que revê e reforça a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta Turística 2024, aumentando-a em 300 milhões de euros.
Este instrumento financeiro visa apoiar empresas do setor turístico em investimentos para a requalificação, expansão, adaptação e reposicionamento da oferta atual. Também inclui uma nova categoria de investimentos para projetos do Programa REVIVE e a adesão ao Programa Empresas Turismo 360º.
A sessão de assinatura, liderada pelo Ministro da Economia, Pedro Reis, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do Presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Vítor Bento, e do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, além de representantes dos bancos envolvidos na iniciativa.
Comparado com a versão anterior, esta linha de apoio agora permite um aumento do valor máximo por operação, que passa de 1,5 milhões para 3 milhões de euros, com o objetivo de aumentar a capacidade de intervenção. Há também uma discriminação positiva para as empresas reconhecidas como Sustainability Leaders no Programa Empresas Turismo 360º e a inclusão de despesas de investimento relacionadas com a habitação para trabalhadores.
Devido ao alto nível de utilização da linha anterior, foi necessário ajustá-la para atender aos atuais desafios do setor. Assim, mais de três anos após a última revisão, o Turismo de Portugal e o setor bancário introduziram a nova Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2024.
As candidaturas estarão disponíveis brevemente.