Transição ESG | UE planeia reforçar regulamentação para produção ecológica

A União Europeia está a preparar uma nova regulamentação para aumentar os padrões de produção ecológica, com o objetivo de estabelecer normas mínimas que abrangem uma ampla gama de setores.

O novo regulamento em discussão substituirá a atual Diretiva 2009/125/CE em vigor, e estabelecerá requisitos de sustentabilidade ambiental para quase todas as categorias de produtos, com exceção de alimentos, ração animal, medicamentos, produtos veterinários e veículos a motor.

As novas normas também incluirão requisitos relacionados com critérios de durabilidade, atualização, reparação, promoção da reciclagem, eficiência energética, entre outros.

Esta implementação é parte integrante da estratégia da UE para tornar a produção europeia mais sustentável, duradoura e amiga do ambiente.

Apesar da nova regulamentação prever um período de transição para que as empresas envolvidas possam adaptar-se, é fundamental que estas, independentemente da sua dimensão, comecem a preparar e fortalecer a sua estratégia de negócios conforme os critérios ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governação) que, daqui em diante, serão o único caminho para manterem a competitividade no mercado global.

Conheça o quadro regulamentar em vigor do tema “ESG e Finanças Sustentáveis” aqui.