Conheça as novas linhas de financiamento para projetos no interior

O Turismo de Portugal disponibilizou duas novas linhas de financiamento provenientes da Agenda do Turismo para o Interior. A dotação orçamental corresponde a um total de 35 milhões de euros. As linhas destinam-se a entidades que pretendam contribuir para o desenvolvimento socioeconómico dos territórios de baixa densidade, através do Turismo.

A Linha + Interior Turismo, visa contribuir para a preservação e reforço da atividade turística dos territórios. Assim,  disponibiliza 20 milhões de euros de forma a mobilizar o investimento gerador de valor para os territórios do interior, atenuando assimetrias, através da diversificação do setor económico, do reforço da capacidade empresarial e qualificação do setor produtivo, por meio da evolução do conhecimento e inovação. A linha está disponível para entidades públicas e entidades associativas, assim como para fundações que visam iniciar projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios, relevando novas estratégias de valorização dos recursos, ativos e agentes, com o intuito de potenciar a sua dinamização socioeconómica, bem como elevar a sua atratividade turística.

O apoio financeiro corresponde a uma taxa de 70%, com limite máximo de 400 mil euros por projeto ou por entidade, no caso de ser uma candidatura conjunta. A natureza deste apoio é não reembolsável.

A Linha de Microcrédito Turismo para o Interior, disponibiliza 15 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento de projetos de investimento de micro e pequenas empresas do setor turístico. Pretende melhorar a competitividade das mesmas, de forma a promover uma oferta adequada e sustentável deste setor e qualificar os territórios.

As micro e pequenas empresas que são abrangidas por esta linha, têm como principal atividade a exploração de lojas, ou estabelecimentos que comercializam produtos locais e regionais, com selo de autenticidade ou certificados.

Para avaliar o enquadramento da sua candidatura a estas linhas de apoio, contacte-nos através de info@risecenter.pt.