Maioria das empresas portuguesas tem pouca maturidade em relação à sustentabilidade

Existe um senso comum de que a sustentabilidade é essencial para os negócios. No entanto, são poucas as empresas que têm estratégias para implementar esse processo. 
Segundo o estudo a 67 empresas nacionais, elaborado pelo BCSD Portugal, as empresas reconhecem a importância da sustentabilidade, já que 93% das mesmas, mencionam o compromisso de sustentabilidade na sua missão. O relatório desenvolvido pelo BCSD Portugal, visa analisar o grau de maturidade em sustentabilidade das empresas em Portugal. Foram incluídas 30 grandes empresas, 31 PME e 6 microempresas.
Por outro lado, o inquérito também permitiu avaliar os procedimentos e práticas de gestão da sustentabilidade implementados pelas empresas, bem como os temas ESG – Ambientais, Sociais e de Governança que estarão a trabalhar e o seu posicionamento na Jornada 2030. 
A Jornada 2030, foi a base do estudo, tendo sido desenvolvida em 5 etapas (conhecer, construir, comunicar, consolidar e coliderar), assim como um estágio prévio (despertar). 21% das empresas encontram-se no posicionamento em que começam a entender a necessidade e as oportunidades da sustentabilidade como uma estratégia organizacional.
Nas fases iniciais encontram-se sobretudo as microempresas, as PME. As empresas que estão posicionadas em etapas mais avançadas desta jornada, são as de grande dimensão.
Tendo em conta as 5 fases da jornada de sustentabilidade, mais de metade das empresas encontra-se posicionada nas primeiras etapas: conhecer e construir. É neste ponto que se inicia o diagnóstico e o estabelecimento de prioridades estratégicas, objetivos e metas e a definição de planos de ação.
Nos patamares mais elevados: comunicar, consolidar e coliderar, estão apenas 11% das empresas, que adotaram diversas medidas para obter uma base sólida no processo.
Durante as etapas, as organizações comunicam e envolvem os seu skateholders nos temas ESG, para reavaliar a sua trajetória e reforçar as medidas, de forma a alcançarem as suas metas para 2030 e iniciarem a definição para 2050.
Os temas ambientais são os mais trabalhados pelas empresas, de seguida, os sociais e os da governança são os que evoluem mais durante as etapas, estando a par dos temas ambientais nos patamares: comunicar, consolidar e coliderar.